CUIABÁ

Atuação de Michelly Alencar contribui para definição de novo espaço para ambulantes no Centro de Cuiabá

Publicados

em

Débora Inácio – assessoria vereadora Michelly Alencar&nbsp

Em mais uma importante atuação em busca de uma solução justa e organizada para os vendedores ambulantes de Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) participou, na quinta-feira (6), de uma reunião na Câmara Municipal ao lado do prefeito Abílio Brunini (PL) e de representantes da categoria. Na ocasião, foi anunciada a definição da Travessa Desembargador Lobo, nas proximidades da Praça Ipiranga, como novo ponto provisório para abrigar os trabalhadores do comércio informal da capital.
A escolha do local partiu de uma das sugestões apresentadas pelos próprios ambulantes durante a audiência pública promovida por Michelly em março. Na ocasião, foram levantadas outras possibilidades, como o Shopping Orla, mas a categoria optou pela Travessa Desembargador Lobo por considerá-la mais estratégica.
“Saímos desta reunião satisfeitos porque, desde o início das tratativas, ainda na audiência pública que realizamos em março, a Travessa Desembargador Lobo já era uma das opções sugeridas pela categoria. A definição do local foi feita em comum acordo com os trabalhadores e com o prefeito, por se tratar de um ponto estratégico no Centro de Cuiabá. Além disso, ficou acordado que os próprios ambulantes serão responsáveis por manter a organização do novo espaço”, afirmou a parlamentar.
A Prefeitura de Cuiabá, com o apoio da Câmara Municipal, será responsável pela fiscalização do local, garantindo o bom funcionamento e o respeito às normas por parte dos ambulantes.
“Conseguimos construir uma solução provisória que contempla os interesses de todos, respeitando a legislação e garantindo a ordem nas calçadas da cidade. Esse diálogo foi iniciado ainda na audiência pública provocada pela vereadora Michelly Alencar com os trabalhadores, e agora avançamos para uma definição provisória”, destacou o prefeito Abílio Brunini.
O prefeito também reforçou que, a partir de agora, ambulantes que não respeitarem o novo ponto serão retirados das calçadas do Centro. A ocupação da Travessa Desembargador Lobo começa nesta sexta-feira (7) e será testada por um período de 30 a 60 dias.
Reconhecimento da categoria
O secretário do Sindicato dos Camelôs de Cuiabá, Wilson Oliveira, destacou a importância da atuação da vereadora Michelly junto ao poder público e aos trabalhadores na construção da solução.
“Hoje tivemos aqui na Câmara Municipal uma reunião histórica, com a presença do prefeito, vereadores, secretários da Ordem Pública e do Turismo, onde chegamos a um acordo que esperávamos há tempos: a liberação de um espaço no Centro para trabalharmos. Isso só foi possível graças à audiência pública provocada pela vereadora Michelly Alencar e à participação da secretária Juliana, da Ordem Pública, que também nos ajudou muito em várias reuniões”, afirmou.
Augusto Ferreira da Silva, presidente do Sindicato dos Camelôs do Estado de Mato Grosso, também agradeceu a atuação da vereadora.
“Graças a Deus conseguimos essa vitória por meio da Michelly, que está conosco desde o começo, trabalhando, correndo atrás e buscando diálogo com a Prefeitura.
Agradecemos muito a ela, que fez um excelente trabalho pela nossa categoria. Também agradecemos ao prefeito Abílio, que nos ouviu e nos encaminhou para um local escolhido por nós, de forma consensual”, completou.
Compromisso com os trabalhadores
A vereadora Michelly Alencar reafirmou seu compromisso com os ambulantes e parabenizou a disposição do prefeito em ouvir as demandas da categoria.
“Estou nessa luta ao lado dos vendedores desde o início das conversas, intermediando o diálogo com o prefeito e buscando um consenso entre as partes. Promovemos audiência pública para discutir alternativas viáveis, que garantissem dignidade à categoria sem prejudicar a mobilidade urbana. A Travessa Desembargador Lobo foi uma das sugestões apresentadas naquele momento e, hoje, conseguimos formalizar essa conquista, ainda que de forma provisória. Continuaremos acompanhando a situação e defendendo a regularização definitiva do setor”, afirmou a vereadora.
Situação do Shopping Orla
Sobre o Shopping Orla, que chegou a ser cogitado como alternativa, Michelly Alencar esclareceu que há planos para a revitalização do espaço.
“Conversei com o secretário municipal de Turismo e fomos informados de que será lançado um novo edital para o cadastramento de permissionários interessados em ocupar os boxes do Shopping Orla, atendendo a um anseio dos comerciantes do local, que esperavam pela chegada desses ambulantes. Essa medida faz parte de um projeto de revitalização do local, com o objetivo de valorizar a região e atrair mais consumidores, considerando sua localização estratégica próxima à Feira do Porto e ao Aquário Municipal, valorizando assim o local”, explicou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura destina mais de 200 cobertores da campanha Aquece Cuiabá à população em situação de rua

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicados

em

Por

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Leia Também:  Baixinha lamenta o veto, mas alerta que as propostas devem ser constitucionais

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

Leia Também:  TJ publica acordão sobre intervenção na saúde de Cuiabá

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA