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“Até final do ano, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá até Sinop em obras”, afirma governador

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DUPLICAÇÃO HISTÓRICA

Mauro Mendes adiantou que parte das obras já serão finalizadas ainda em 2025

Lucas Rodrigues | Secom/MT

O governador Mauro Mendes afirmou que, até o final do ano, todo o trecho da BR-163 de Cuiabá até Sinop “estará em obras”.

Em entrevista ao SBT Comunidade de Sinop, ele detalhou em que pé estão os trâmites para a duplicação da rodovia, que é federal, mas cuja concessão foi assumida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Nova Rota do Oeste.

“Esse trecho de Sinop a Sorriso tem previsão de ficar pronto esse ano e também está contratado o trecho de Sorriso até Lucas [do Rio Verde] e de Lucas até Nova Mutum. De Cuiabá a Jangada está em processo de licitação e no primeiro semestre desse ano vamos contratar de Jangada a Rosário Oeste. E aí teremos 100% de Cuiabá até Sinop em obras, e boa parte delas finalizando até 2025”, relatou ele, nesta terça-feira (21.01).

Mauro lembrou que a falta de obras na rodovia era um dos maiores problemas de Mato Grosso, com centenas de pessoas morrendo todos os anos na estrada.

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Porém, desde que o estado assumiu o problema em uma solução considerada inédita, os óbitos reduziram em mais de 85% somente no trecho do Posto Gil, em Diamantino, até Nova Mutum.

“O Governo tomou uma decisão muito ousada. Pegamos um problema que estava no colo do Governo Federal, no colo da iniciativa privada, e pegamos pro nosso colo. No começo, muitas pessoas duvidavam que íamos dar conta de fazer. E hoje nós já temos mais de 100 quilômetros duplicados. A BR-163 dá muito orgulho para todos os mato-grossenses que passam por aí e que por muitos anos sofreram com o perigo e com a agonia de ver parentes, amigos e conhecidos perdendo a vida nessa estrada, que chegou a ser conhecida como estrada da morte”, registrou.

Ainda na entrevista, o governador falou sobre a reta final das obras no hospital regional e o auxílio para equipar o hospital municipal que está sendo construído pela prefeitura.

“O prefeito Roberto Dorner está finalizando um hospital municipal. E isso é importante, porque hoje o Hospital Regional acaba funcionando como hospital municipal, e não é correto. Temos o compromisso e vamos ajudar a equipar o hospital municipal. E o nosso regional foi totalmente reformado, modernizado, ampliado, com 95% da obra pronta. É difícil fazer uma reforma com o hospital funcionando, é mais lenta, porque priorizamos a saúde. O índice de satisfação é de 97%, o que é histórico. Isso nunca aconteceu”, concluiu.

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Governo convoca donos de lotes ao longo da MT 251 para discutir desapropriação para duplicação da estrada de Chapada

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JB News

Por Jota de Sá

 

o governo do estado publicou no último dia 07,02, no Diário Oficial, o edital de convocação, para que todos os proprietários de lotes que estejam ao logo da MT 251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, possam comparecer na sede da Secretaria de Infraestrutura e Logística para que possam ser discutidas desapropriações por toda a extensão, que vai da estrada na entrada do Lago do Manso, até a entrada de chapada.

Segundo a nota da Sinfra, as identificações são necessárias para dar prosseguimento no projeto de duplicação da rodovia.

“A identificação é necessária para identificar todos os proprietários de terrenos, assim como os demais necessários, para dar prosseguimento a fase de avaliação da desapropriação das terras, e bem feitorias para as obras de duplicação.” Diz trecho do documento.

Excetos os proprietários que estão instalados dentro do perímetro que compreende o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que não precisaram comparecer na convocação. Todos os proprietários que estiverem instalados entre as avenidas Rio Casca, em Chapada dos Guimarães, até o Mirante do Centro geodésico tem o prazo de 15 dias para que cumpram o comunicado de apresentação.

A ideia de retomar as obras da duplicação da MT 251, iniciou no mês de agosto do ano passado (2024), quando o governo do estado iniciou a movimentação para assumir todo o Parque Nacional, incluído o Trade turístico de todo o complexo, que infelizmente não foi possível por conta das burocracias e a licitação que deu a uma empresa concessão de 30 anos sobre o Parque Nacional.

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A discussão para a duplicação da MT 251 foi uma das primeiras obras anunciadas pela FIFA para ser entregue na Copa de 2014. A época era 2009, quando tudo foi iniciado. E nada evoluiu por conta de uma denuncia de que a obra havia iniciado sem nenhuma licença do ICMBio. O governador era Blairo Maggi.

Por conta da denúncia o Ministério Publico Federal ingressou com uma ação contra o estado de Mato Grosso, que exigiu compromissos de não fatiar o licenciamento ambiental da estrada. Por conta dos estudos e o grau de complexidades deles.

Após esse episódio, em 2013 mais uma vez a estrada de chapada volta as cenas dos debates por conta da instalação de um pedágio na altura do Portão do Inferno. Oque levou o governo a discutir a construção de túneis e até mesmo um viaduto.  Em 2016 o Estado elaborou um estudo geológico que estudou a Caracterização das áreas de risco do local. Para a implementação de projetos turísticos ao entorno, mesmo assim não evoluiu.

Nos meados de 2017, a Atual Sinfra apresentou o projeto de duplicação da rodovia, justamente entre o trevo do Manso até a entrada de Chapada dos Guimaraes. Na época já se discutia a criação de túnel de arenito de 500 metros, e a criação de um viaduto nas proximidades da Mata Fria. Mas o embate não parou por aí.

Em 2017 a Secretaria e Turismo de MT, apresentou um outro projeto para a revitalização do Portão do Inferno, prevendo a instalação de passarelas e deques de contemplação por alguns locais ao entorno. O Projeto inicial foi todo da Associação Mato-grossense dos municípios. A ideia foi abandonada por falta de projetos de impactos ambientais no local. Depois de dois anos o governo do estado novamente realizou outro projeto para o Portão do Inferno, dessa a vez a criação de uma passarela de vidro que contemplava todo o abismo do local. Além de instalação de estacionamentos e lanchonetes. O projeto também foi abandonado por parte do governo estadual após pedidos do ICMBio de avaliações de estudos geológicos-tectônicos. Apresentado em 2022 pela Companhia Mato-grossense de Mineração, a extinta Metamat.

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Após isso o governo de Mato Grosso, tentou ainda interferir na concessão do Parque Nacional, chegou inclusive a apresentar um montante em mais de mais de R$ 300 milhões de reais para que o estado pudesse administrar o complexo turístico. O que não surtiu efeito. No inicio de fevereiro de 2024 a Concessionária Parques Fundos de Investimentos em Participações (FIP), vencedora do leilão na B3 em São Paulo (SP), que levou o complexo por cerca de R$ 926 milhões de reais. Com um investimento em melhorias ao logo de 30 anos.

Agora o governo do estado estuda novamente a duplicação da rodovia, o que deve gerar ainda muitas discussões, principalmente por conta das desapropriações ao longo da MT que já iniciaram.

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