Estadual

Aproximação e planejamento viabilizam ações de prevenção à criminalidade em MT

Publicados

em

 

Partindo da premissa de que a integração e a aproximação do Ministério Público junto às instituições policiais servem como balizador de eficácia do controle externo da atividade policial, a 19ª Promotoria de Tutela Coletiva e Segurança Pública de Cuiabá promoveu no ano passado 58 visitas institucionais a batalhões, delegacias e demais órgãos das polícias Civil e Militar, localizados na Capital. A aproximação possibilitou o compartilhamento de informações e planejamento de ações de prevenção à criminalidade.

Foi a partir da constatação in loco das deficiências estruturais dessas unidades, por exemplo, que o Ministério Público viabilizou a destinação de valores e materiais oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta para aquisição de leitores biométricos para todos os batalhões das unidades militares de Cuiabá; certificados digitais para a Polinter; computador à 4ª Companhia da Polícia Militar; materiais para a reforma da quadra de esportes do 3º Batalhão da Polícia Militar.

O promotor de Justiça Reinaldo Rodrigues de Oliveira Filho ressalta que, além da imprescindibilidade de controle ministerial sobre as diligências policiais, incumbe ao Ministério Público Brasileiro o cumprimento do denominado controle externo extraprocessual. “Também cumpre ao Ministério Público verificar as carências e fragilidades institucionais e, a partir daí, acionar os órgãos correicionais acerca das irregularidades constatadas e/ou compelir as autoridades públicas para que exerçam o mister constitucional”, explicou.

Como último ato semestral do controle externo da atividade policial, em 2019 o MPMT se reuniu com o governador do Estado, Mauro Mendes, quando foram apresentadas todas as vulnerabilidades constadas nas visitas realizadas junto às unidades policiais.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Paraná vai fabricar produtos de diagnósticos veterinários
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Mato-grossenses estreiam neste meio de semana na competição pela Copa do Brasil

Publicados

em

Copa do Brasil 2020: Mato-grossenses estreiam neste meio de semana na competição

Três dos quatro representantes de Mato Grosso entram em campo neste meio de semana pela Copa do Brasil 2020. Operário, Luverdense e União brigam pela classificação à próxima fase.

Na Arena Pantanal, o Operário de Várzea Grande recebe o Santa Cruz-PE. O Tricolor da Fronteira, que ocupa a quarta colocação do Mato-grossense, terá pela frente o time do técnico Itamar Schulle (ex-treinador do Cuiabá).

Para se classificar a 2ª fase, o Operário terá que vencer a partida, enquanto os pernambucanos, jogam pelo empate para ficar com a vaga. O vencedor encara o classificado do confronto entre União-MT e Atlético-GO.

Operário e Santa Cruz se enfrentam nesta quarta-feira (5), às 20h30 (horário de MT) na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Um pouco mais cedo, o Luverdense também entra em campo para o duelo decisivo. O LEC enfrenta o Bahia de Feira-BA fora de casa em situação diferente.

O Verdão do Norte terá a vantagem de jogar pelo empate para seguir a diante na competição. O classificado enfrentará o vencedor do confronto entre Palmas-TO e Paraná-PR.

Leia Também:  Carreta carregada de milho tomba em Várzea Grande

Bahia de Feira e Luverdense se enfrentam nesta quarta-feira (5), às 19h30 (horário de MT) na Arena Cajueiro, em Feira de Santana-BA.

Na quinta-feira, o União fecha a participação dos mato-grossenses nesta 1ª fase. O Colorado recebe o Atlético Goianiense, às 20h30, no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis.

Para ficar com a vaga, o União terá que vencer para seguir na competição. O adversário saíra do confronto entre Operário-MT e Santa Cruz-PE.

Higor Vinicius Ramos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA