Arquivos JB News 10 Anos

Apresentação das Práticas Integrativas aplicadas no SUS impressiona congressistas

Publicados

em

 

OZIANE RODRIGUES 





Apresentação das Práticas Integrativas aplicadas no SUS em Cuiabá impressiona congressistas

OZIANE RODRIGUES 

 

As atividades ofertadas pela Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS) da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) impressionou participantes do 34º Congresso Nacional das Secretarias de Saúde na tarde desta quarta-feira (25), em Belém do Pará, ao demostrar como o reiki, yoga, auriculoterapia, homeopatia, nutrição funcional e aromaterapia) tem auxiliado nos tratamentos em saúde convencionais.

A apresentação foi conduzida pela responsável técnica da URPICS, Nilva Maria de Campos. No ato, ela explicou que o método teve início na Capital em 2004, com o ‘Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicas (Fitoviva)’. Em 2007, transformou-se em Lei Municipal e ganhou força em 2014 com a criação da URPICS e no ano passado, na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tornou-se Política Municipal por meio da Resolução nº 23/2017 onde desde então, tem sido intensificadas e inseridas em outras Unidades de Saúde da Capital.

Leia Também:  Texto base da Politica Educacional do Município já é considerado marco para a Educação

Nilva ainda destacou que a modalidade, que inclusive foi reconhecida e institucionalizada pelo Sistema Único de Saúde com a publicação da ‘Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)’, em 2006, cuida do corpo na parte emocional e também no psicológico.

“Com o equilíbrio entre corpo e mente proporcionado pelas terapias, a Secretaria de Saúde de Cuiabá vem diminuindo a dor e contribuindo com a medicina convencional na cura dos sintomas e das doenças. O que nós trouxemos hoje foi o resultado dessa intensificação que foi proporcionada pela gestão Emanuel Pinheiro, que tem investido no cuidado humanizado à população cuiabana” considerou Nilva.

A secretária municipal de Saúde de Ipanema (MG), Cristiane Tavares foi uma das gestoras que quis saber mais sobre a técnica. “Temos um município com apenas 19 mil habitantes, mas fiquei muito impressionada com os resultados de sucesso trazidos por Cuiabá por meio das Práticas Integrativas e Complementares. Com toda certeza esse lindo trabalho apresentado merece ser referendado”, comentou.

Com o entusiasmo dos congressistas, a URPICS, que foi reestruturada na gestão Emanuel Pinheiro ganha força na corrida pelo prêmio “Experiências Exitosas de Fortalecimento da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)”,  que pagará R$ 10 mil ao vencedor.

Leia Também:  MPE requer condenação de servidores públicos por improbidade administrativa

ATENDIMENTO 

As atividades da URPICS estão disponíveis à população cuiabana pelo Sistema Único de Saúde de Cuiabá, no Horto Florestal Tote Garcia, no bairro Coxipó de segunda a sexta-feira em horários específicos, podendo ser agendados pelo telefone (65) 3665-2420 ou encaminhados via Unidade Básica de Saúde.





































































COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Instituto realiza seminário para discutir ocupação do Centro Histórico de Cuiabá

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA