Arquivos JB News 10 Anos

AMM cobra repasses aos municípios

Publicados

em

Diário de Cuiabá

 

 

 

Neurilan Fraga, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) reclama que o governo estadual não consegue manter em dia os repasses da Saúde Básica às prefeituras e ameaça com um movimento de prefeitos para pressionar o Palácio Paiaguás. O secretário de Saúde de Mato Grosso, Luiz Soares, reconhece o atraso, justifica que assumiu o cargo recentemente e assegura que solucionará o impasse. 

Neurilan não tem números exatos, mas avalia que o atraso dos repasses gire em torno de R$ 20 milhões, “há programas com atrasos de oito e até nove meses”, lamenta. Ele acrescenta que em 2015 a situação foi a mesma, mas que o governador Pedro Taques garantiu que zeraria a pendência até abril deste ano, o que não aconteceu. 

Os atrasos, segundo Neurilan, não excluem nenhum dos programas da Saúde Básica, mas estariam prejudicando, sobretudo, o funcionamento pleno do Programa de Saúde da Família (PSF) e o programa de Saúde Bucal. O dirigente da AMM acrescenta que cobrou detalhamento dos atrasos à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que teria pedido “algum tempo” para levantar a situação. 

Leia Também:  Governo anuncia retomada das obras do Minha Casa Minha Vida

Luiz Soares não nega tal fato. Porém, pede prazo para tomar pé da situação, uma vez que assumiu o cargo em 17 de março deste ano e teve pouco tempo para superar alguns gargalos em sua secretaria. Ele é o quarto titular da SES no governo de Pedro Taques. Antes dele foram nomeados Marco Bertúlio, Eduardo Bermudez e João Batista. 

REAÇÃO – Neurilan observa que há clima de insatisfação nas prefeituras pelos atrasos dos repasses. Segundo ele, se o governo não quitar as pendências até o próximo dia 19, haverá uma marcha de prefeitos sobre Cuiabá. “Até lá (dia 19) esperaremos”, apimenta. O dirigente da AMM revela que alguns prefeitos chegaram a defender que a manifestação acontecesse antes da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que será realizado por entidades municipalistas entre os dias 15 e 18 deste mês, mas que tal proposta foi descartada para dar mais prazo ao governo. 

O teor da manifestação, segundo Neurilan, será de cobrança e de conscientização da população sobre a realidade da Saúde Básica em Mato Grosso. Ele não citou nomes de prefeitos que já teriam aderido à manifestação, mas afiançou que se trata de posicionamento praticamente unânime, que ele preferia que não acontecesse, porque sua meta é uma só: a quitação. Porém – resume – “no pior dos cenários mostraremos a força do municipalismo”. 

Leia Também:  Sarau da Casa de Artes resgata cultura várzeagrandense
COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Polícia Civil prende 3 traficantes com 15 kg de pasta-base na fronteira

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA