CULTURA

AML realiza sessão de saudades de Marília Beatriz e abrirá duas vagas

Publicados

em

 

 Na sexta-feira dia 18 de junho, às 19h00, a Academia Mato-Grossense de Letras realiza a Sessão Magna de Saudade da Acadêmica Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que faleceu dia 3 de setembro de 2020. Após a solenidade a presidente Sueli Batista vai declarar vaga a Cadeira 2. O evento ocorrerá no salão nobre da Casa Barão de Melgaço, sede da instituição.


Com a vacância da Cadeira 2, ocupada por Marília Beatriz e da Cadeira 26 que foi declarada vaga dia 8 de junho, com a sessão Magna de saudade do professor Benedito Pedro Dorileo, será publicado edital para as duas vagas, já podendo  os interessados fazerem  suas inscrições.

A Sessão Magna de Saudade é sempre carregada de muita emoção. O acadêmico Ivens Scaff foi o convidado pela AML para  fazer o “Panegírico” da falecida, tributo prestado pela instituição. Marília tinha  uma grande relação de amizade com o poeta. Moema de Figueiredo Leite, irmã de Marília Beatriz, prestará as homenagens da família

 

 Atividades culturais não  poderiam faltar na solenidade.

Leia Também:  Coletânea indígena “Tempos” será lançada na segunda-feira

O grupo “Os Crônicos” fará performance com fragmentos poéticos de Marília. A Editora Entrelinhas fará pré-lançamento de suas obras inéditas de Marilia, que após a solenidade serão entregues ao acervo da AML, terão também exemplares para vendas no salão social. A Revista 99 da Academia Mato-Grossense de Letras, livro que foi lançado no dia 8, numa homenagem ao centenário de João Antônio Neto e a memória de Benedito Pedro Dorileo e Marília Beatriz de Figueiredo Leite, terá a parte do tributo  feito para Marília, apresentada pelo escritor Aclyse de Mattos, um dos responsáveis pela coordenação editorial.

O evento será híbrido, com poucos convidados presenciais confirmados, devido a pandemia. Assista através das redes sociais  Instagram  @academiadeletrasmt       YouTube  academia mato-grossense de letras

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Vereadora entrega moção de aplausos ao grupo Flor Ribeirinha

Publicados

em

Por

A parlamentar foi recepcionada pela fundadora do grupo e conheceu o espaço onde acontece os ensaios de dança e o ateliê de costura
Com objetivo de reconhecer e valorizar ações que exaltam a cultura cuiabana, a vereadora Maria Avalone (PSDB) entregou na terça-feira (14) uma moção de aplausos ao grupo Flor Ribeirinha.
A parlamentar foi recepcionada pela fundadora do grupo, Domingas Leonor da Silva, e conheceu o espaço onde acontece os ensaios de dança e o ateliê de costura, onde são feitos os figurinos do grupo e também ocorre oficina de costura.
Domingas destacou a alegria em receber a homenagem da Câmara Municipal. Ela comentou que a Associação Flor Ribeirinha existe há mais de 27 anos e trabalha no resgate e difusão da cultura cuiabana, principalmente do Siriri e Cururu.
“Eu me sinto muito feliz, em nome do Flor Ribeirinha, da nossa comunidade, eu quero agradecer a vereadora e a Câmara por esta homenagem”, comentou Domingas.
A parlamentar destacou a importância de reconhecer os projetos que preservem e valorizem a cultura regional.
“O intuito de realizar essa homenagem é o valor cultural que eles representam ao nosso país, estado e município, e também pelas conquistas, já que nos últimos anos venceram festivais internacionais levando para o conhecimento de todo o mundo a nossa rica cultura”, destacou a vereadora.
Homenagem – Na tarde de terça, a vereadora também entregou uma moção de aplausos a  Maria Telma de Mello Albuquerque Melli. A entrega aconteceu no gabinete da parlamentar.
Maria Thelma é  integrante do grupo feminino de motociclistas “Club Onças MT”, que realiza diversas ações sociais nas comunidades carentes da capital. “Que suas atitudes sirvam de exemplo para as futuras gerações, pois é uma mulher de coração nobre, excelente profissional, mãe e esposa dedicada”, disse a vereadora.

Veja o vídeo 👇

Leia Também:  Vereadora entrega moção de aplausos ao grupo Flor Ribeirinha

 

 Ela fotos 👇
https://flic.kr/s/aHsmWEbmr9
Fotos Relacionadas
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA