CUIABÁ
Alunos do IFMT conhecem o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá em visita especial
Neste domingo (15), cerca de 50 alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Pontes e Lacerda, tiveram a oportunidade de explorar as dependências e funcionalidades do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC). A unidade, mantida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, foi aberta especialmente para receber o grupo, uma vez que o museu normalmente não funciona aos domingos. O museu recebeu mais de 10.570 visitantes durante o ano, consolidando-se como um espaço de preservação e compartilhamento do patrimônio cultural.
Além disso, o MISC fortaleceu seus programas escolares, recebendo mais de 2.000 alunos de instituições locais e de outros estados. Entre os destaques, estiveram exposições como Janelas do Brasil de Evani Rocha e Fotocênicas de Fred Gustavos, que atraíram milhares de visitantes e proporcionaram experiências imersivas e educativas.
Assim como ocorreu com a turma de alunos de Pontes e Lacerda, explicou o coordenador geral do Misc, Cristovão Luiz Gonçalves, o Museu tem recebido grupos variados, incluindo turistas, professores, alunos de escolas públicas e privadas, além de universidades públicas e particulares. As visitas podem ser agendadas para qualquer dia da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, mediante solicitação prévia.
O MISC tem como missão preservar e promover a memória cultural da vida cuiabana e mato-grossense. Além de ser um espaço para exposições, mostras de fotografia e vídeos, o museu atua como centro de documentação, incentivando pesquisas sobre a história local e reforçando seu compromisso com a educação e a cultura.
“Através de suas exposições e acervo, o MISC valoriza a diversidade cultural de Cuiabá, promovendo ações de incentivo à pesquisa e disseminação de conteúdos audiovisuais e históricos. A experiência dos estudantes do IFMT reflete esse papel, ao possibilitar o encontro entre o passado e o futuro por meio da arte e do conhecimento,” destacou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.
O ano de 2024 foi marcante para o MISC, com reformas significativas que melhoraram sua estrutura, valorizando sua presença no centro histórico da capital e oferecendo mais conforto aos frequentadores e colaboradores.
“Essas conquistas só foram possíveis graças ao trabalho dedicado de nossa equipe, parceiros, patrocinadores e voluntários, além do apoio incondicional do público, que acredita em nossa missão de preservar e promover a cultura,” afirmou o coordenador
O secretário Justino Astrevo destacou que o museu está comprometido em continuar evoluindo. “Para 2025, temos planos ainda mais ambiciosos. Acreditamos que o futuro reserva ainda mais inspiração, aprendizado e conexão cultural para todos que passarem pelas portas do MISC”, concluiu o secretário.
O Misc está localizado na Rua Voluntários da Pátria, esquina com a 7 de setembro, região do Centro Histórico da capital, com horário de funcionamento, das 08 às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira. Para maiores informações e agendamentos, entrar em contato pelo número (65) 98136-3741.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Abílio afirma que entrega de marmita vai continuar mas em ponto fixo de Cuiabá
JB News
Por Alisson Gonçalves
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), esclareceu nesta terça-feira,21, as mudanças na entrega de alimentos para pessoas em situação de rua.
Após críticas e especulações sobre o encerramento do programa, o gestor garantiu que a alimentação continuará sendo oferecida, mas em pontos fixos, como o Restaurante Popular, em vez de ser distribuída diretamente nas ruas.
Segundo Brunini, a alteração tem como objetivo melhorar as condições de higiene e dignidade dos beneficiados.
Ele afirmou que as marmitas deixarão de ser entregues nas ruas, mas serão substituídas por refeições gratuitas em locais adequados, que ainda estão sendo definidos além do Restaurante Popular.
“Queremos garantir que essas pessoas tenham acesso a refeições seguras e em um ambiente mais apropriado. Não estamos acabando com a distribuição de alimentos, apenas mudando a forma como ela é feita”, explicou o prefeito.
Além disso, o chefe do executivo municipal destacou que a Prefeitura não pretende adotar abordagens compulsórias em relação às pessoas em situação de rua, priorizando ações de apoio.
Ele também anunciou que serão realizadas limpezas nos locais mais frequentados por essa população, buscando melhorar as condições e trazer mais dignidade aos espaços.
A medida é parte de um plano maior para reorganizar os serviços sociais em Cuiabá, priorizando qualidade e respeito aos cidadãos que dependem do auxílio.
-
Nacional6 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Nacional5 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Nacional3 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ5 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto5 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto3 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades3 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT