Arquivos JB News 10 Anos

Alunos da rede municipal recebem premiação do 3º concurso de redação da OAB/

Publicados

em

 

Alunos da rede municipal recebem premiação do 3º concurso de redação da OAB/VG

Esse ano o concurso teve como tema central ‘Meio Ambiente – Resíduos Sólidos’.

 

Estudantes da Rede Municipal de Educação de Várzea Grande foram premiados, nessa terça-feira (24/09), no 3º Concurso de Redação sobre o meio ambiente e resíduos sólidos, idealizado pela OAB/VG. Ao todo, foram avaliadas 473 redações dos alunos do 5º ano das escolas municipais. Dentre as produções, foram selecionadas as 5 melhores redações. A entrega de prêmios ocorreu em cerimônia realizada no final da  tarde de ontem (24), no auditório da OAB de Cuiabá.

Esse ano o concurso teve como tema central “Meio Ambiente – Resíduos Sólidos”, onde os estudantes tiveram que desenvolver em sala de aula, uma redação com aproximadamente 30 linhas sobre o tema proposto, e teve como objetivo incentivar a reflexão dos temas ligados a cidadania e meio ambiente, além de fomentar a leitura e a escrita nos jovens.

Para a Presidente da OAB/Subseção de Várzea Grande, Flavia Pertesen Moretti, o concurso de redação cumpriu o seu objetivo de fomentar a leitura, a escrita, de reconhecer e premiar os talentos da comunidade estudantil local sobre um tema atual, o meio ambiente.

A Aluna da EMEB “Professora Salvelina Ferreira da Silva”, Rafaela Vitoria de Andrade Lírio foi a campeã, conquistando um notebook para a sua escola. A redação do aluno Luiz Gustavo Pinheiro Leal, da EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” ficou com a segunda colocação no concurso. O terceiro lugar ficou para a redação do aluno Cleverson Lima de Souza, estudante da EMEB “Abdala José de Almeida”. A redação que ficou em quarto lugar foi da aluna Natalia Heloisa Mercado, da EMEB “Emanuel Benedita de Arruda” e o quinto lugar foi para a aluna Geovanna Nascimento da Silva, da EMEB Profª “Lúcia Leite Rodrigues”. Os premiados foram presenteados com equipamentos eletrônicos e bicicletas.

Leia Também:  Estão abertas inscrições para o 7º Triathlon Sprint da PM

Além das redações premiadas, as EMEBs “Abdala José de Almeida” e “Professora Salvelina Ferreira da Silva”, tiveram premiações pelos alunos destaques, levando em consideração o empenho do aluno durante todas as fases do projeto, sendo eles: Lorena Lorany da Silva Peris e Maximus Gabriel Ramalho Barros, ambos da EMEB “Abdala José de Almeida”. Lívia Vitória de Oliveira e Yasmim da Silva Soares, alunas da EMEB “Prof. Salvelina Ferreira da Silva” e Vanessa Aparecida da Silva Nascimento, da EMEB “Emanuel Benedito de Arruda”.

Fez parte também da ação a realização de palestras organizadas pela Comissão Temática da Ordem, que ocorreram nas escolas municipais, e que  serviram  de subsídios e informações  no auxílio a produção de textos aos alunos do 5º ano das EMEBs “Abdala José de Almeida”, “Benedita Bernardina Curvo”, “Emanuel Benedito de Arruda”, “Lúcia Leite Rodrigues” e “Salvelina Ferreira da Silva.

Como explica, Flávia Pertesen Moretti,o concurso de redação da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Várzea Grande foi criado em 2015 e já teve duas edições com mais de um mil alunos da Rede Municipal de Educação como participantes.

Leia Também:  Adiantamento

”A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB fez a parceria com a associação dos catadores para ensinar o significado dos 5Rs, que são: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar e resolvemos estender esta parceria junto ao município, para os alunos da Rede Pública, uma vez que são os alunos multiplicadores daquilo que aprendem em sala de aula, e neste caso, a boa prática ambiental de reciclagem do lixo. E colocar no papel tudo que aprenderam nas fases do projeto, é uma vitória. “Nós devemos reduzir os produtos em embalagens plásticas, repensar se precisamos mesmo daquilo que vamos comprar e recusar todos os produtos que fazem mal a nossa saúde. No ranking de países que mais consomem lixo está os Estados Unidos  (EUA), em primeiro lugar, a China em segundo e o Brasil em terceiro lugar. Diante deste fato devemos prestar atenção quando vamos jogar fora alguma coisa, e criar o hábito de reciclar, para que ele possa ser reutilizado”, disse ela.

 

 

Por: Luana Silveira

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Estão abertas inscrições para o 7º Triathlon Sprint da PM

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA