Política Estadual
ALMT viabiliza R$ 3 milhões para construção de Estação de Tratamento de Água em Figueirópolis D’Oeste

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de articulação do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), viabilizou junto ao Governo do Estado a destinação de R$ 3 milhões para a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município de Figueirópolis D’Oeste (a 430 km de Cuiabá). O compromisso foi formalizado nesta quarta-feira (11), durante agenda no Palácio Paiaguás, pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), com a presença do parlamentar e de lideranças locais.
“É uma alegria imensa que aprovamos o projeto para o tratamento de água no município de Figueirópolis. O meu mandato está empenhado em fazer o arranjo logístico e de desenvolvimento da Região Oeste. Obrigado ao Governo do Estado, Mauro Mendes, Otaviano Pivetta e secretário Marcelo Padeiro por atender a nossa reivindicação”, pontuou o parlamentar republicano.
O município vem sofrendo com a falta de qualidade na água oferecida aos seus cidadãos. A articulação entre a prefeitura municipal, o deputado Moretto e o Governo do Estado teve inicio há cinco meses e foi oficializada com a solenidade.
O prefeito de Figueirópolis D’Oeste, Mirim (Republicanos), destacou que a demanda pela Estação de Tratamento de Água é antiga e agradeceu a parceria que tornou possível a viabilização do projeto. “Quando assumi como prefeito interino por dois meses, em 2023, minha primeira iniciativa foi buscar esse recurso junto ao deputado estadual Valmir Moretto e ao Governo do Estado. Agora, com cinco meses de gestão como prefeito eleito, conseguimos concretizar esse sonho. Água tratada é saúde, é dignidade”, afirmou o gestor municipal.
Fonte: ALMT – MT

Política Estadual
Deputado Valmir Moretto propõe solução emergencial para garantir tráfego e escoamento agrícola em Vila Bela

Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada na manhã desta quarta-feira (9), o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) apresentou uma proposta para enfrentar a situação emergencial do município de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 523 km de Cuiabá), que teve sua principal ponte interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A interdição foi determinada por meio da Portaria nº 3.922, publicada no início de julho pela União.
Diante da deterioração estrutural da ponte, que representa risco à segurança da população, o DNIT restringiu o tráfego de veículos com peso superior a 30 toneladas e estabeleceu o prazo de 60 dias para a construção de uma passagem provisória de madeira. O deputado Valmir Moretto defendeu a adoção de uma solução emergencial que atenda, inclusive, à necessidade de garantir o escoamento da produção agrícola do município, atualmente comprometido pela interdição.
“Propus ao DNIT que seja realizado o uso de balsas e rebocador. Acredito que essa é uma pauta que devemos levar para Brasília”, defendeu o parlamentar. Segundo ele, “somente em 2023, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, produziu 393 mil toneladas de grãos, ocupando a 65° posição no ranking estadual. Em termos econômicos, o valor da produção agrícola atingiu R$ 704 milhões.”, pontuou o republicano na sessão ordinária desta quarta.
Para o deputado Valmir Moretto, a interdição da ponte por 60 dias para veículos com peso superior a 30 toneladas pode impactar negativamente o setor agrícola local, especialmente neste período de final de safra. Embora o DNIT tenha proposto a construção de uma ponte de madeira como solução provisória, o parlamentar aponta que a obra dificilmente será concluída dentro do prazo estipulado, devido à falta de recursos que o Departamento enfrenta.
Foto: Luiz Alves/ALMT
De acordo com a determinação do DNIT, a restrição tem como finalidade preservar a integridade da estrutura existente e garantir a segurança dos usuários da BR-174, uma das principais rotas de ligação da região oeste de Mato Grosso com o restante do estado. A portaria também prevê que, caso haja agravamento nas condições estruturais, o tráfego poderá ser totalmente interditado.
De forma excepcional, a normativa autoriza o tráfego de veículos acima do limite estabelecido, desde que haja solicitação formal ao DNIT e emissão da Autorização Especial de Trânsito (AET), com base em critérios técnicos definidos por órgãos como o Inmetro.
Em articulação com a bancada federal e o Governo do Estado, o deputado Valmir Moretto anunciou que levará a demanda à sede do DNIT, em Brasília, com o objetivo de buscar uma solução que minimize os impactos à população local e ao setor do agronegócio.
Fonte: ALMT – MT
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