Agricultura familiar

Agricultura familiar e microempresas terão certificação de qualidade nos produtos do MT

Publicados

em

JB News

Por Denise Niederauer

 

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), comemora que a lei de sua autoria, foi sancionada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). A Lei 11.393/21, dispõe sobre a certificação de qualidade dos alimentos artesanais produzidos pelas microempresas e pela agricultura familiar, e foi publicada no Diário Oficial da sexta-feira (28.05). Segundo Botelho, os alimentos artesanais produzidos pela agricultura familiar e microempresas de Mato Grosso terão maior controle de qualidade. “É o que prevê a Lei 11.393/21, de minha autoria, que estabelece a certificação de qualidade desses alimentos produzidos com características tradicionais, culturais e regionais. Sou defensor de melhorias aos pequenos produtores, meu objetivo é fomentar a economia local, para isso desenvolvo políticas para incentivar a agricultura familiar tradicional, o processo produtivo artesanal, que preservem em suas características a cultura regional e a atividade de microempreendedores e pequenos produtores, assegurando a comercialização e segurança alimentar”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Morre de infarto em Cuiabá o jornalista Rodivaldo Ribeiro

Agricultura familiar

Prefeitura entrega mudas, equipamentos e implementos aos agricultores familiares do assentamento “Sadia 3” nesta quinta-feira

Publicados

em

Por

Serão entregues, nesta quinta-feira (26), um trator agrícola “Massey Ferguson” de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de “patrulha mecanizada”. Além disso, serão entregues 400 mudas de árvores nativas e frutíferas

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 15h, no Assentamento Sadia 3, a entrega de um trator agrícola ‘Massey Ferguson’ de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de ‘patrulha mecanizada’.

Além de equipamento para uso dos agricultores familiares da comunidade, serão entregues também 400 mudas de árvores nativas e frutíferas – especialmente de caju e goiaba – com o objetivo de fomentar a produção dos assentados.

O titular da Pasta, Célio Santos, explica que o maquinário irá beneficiar diretamente a produção familiar de cerca de 400 pequenas propriedades que integram o Sadia 3. “Esses equipamentos chegam para facilitar e promover agilidade às atividades da região, fomentando a produção do assentamento”.

Leia Também:  Stopa destaca contribuição de ações de infraestrutura no escoamento da produção da agricultura familiar

O trator é fruto de Termo de Cessão entre a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf/MT) e a prefeitura de Várzea Grande. Ainda segundo Célio Santos, até o final deste mês, por meio de outro Termo de Cessão, serão entregues dois microtratores – também acompanhados de implementos – para atendimento das demandas do Sadia 3 e da agricultura familiar do Distrito de Limpo Grande.

“Essa patrulha se encaixa às demandas de produção da olericultura e por isso atende ao perfil dessas duas comunidades”. A olericultura é responsável pela produção e oferta de hortaliças, folhas, raízes e tubérculos, por exemplo. Outra vocação do Limpo Grande é a produção de ‘caixarias’ – quiabo, maxixe e berinjela – e os microtratores também atendem a essa necessidade pontual da comunidade.

Estarão presentes à entrega a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e lideranças de comunidades rurais da região como da Sadia 1, da Vista Alegre e da Dorcelina Folador.

SERVIÇO:

O QUE: Entrega de Maquinário, Patrulha Mecanizada e mudas de árvores nativas e frutíferas.

Leia Também:  Governador faz a maior entrega de máquinas e equipamentos da história de MT

QUANDO: dia 26 de Maio (Quinta-feira)

HORÁRIO:  a partir das 15h

LOCAL: Assentamento Sadia 3 em Várzea Grande

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA