CUIABÁ

Agosto Lilás: Secretaria participa do 1º encontro de Mulheres Rurais em Jauru

Publicados

em

A convite da Secretaria de Assistência Social de Jauru, a equipe técnica da Secretaria da Mulher participou do 1º encontro de Mulheres Rurais, que aconteceu no sábado (30). Uma palestra sobre o empoderamento feminino foi realizada pela equipe técnica. O evento foi realizado na cidade de Jauru.

Para a secretária-adjunta da Mulher, Elis Regina Prates, a experiência foi positiva, mediante o interesse das participantes.

Ela destaca que a Secretaria da Mulher, a primeira a ser implantada no Estado, não se limitará a Cuiabá já que a iniciativa busca o aperfeiçoamento das políticas públicas e da rede de assistência.

“Infelizmente muitas dessas mulheres estão sofrendo e vivendo no ciclo da violência e muitas vezes não sabem para quem ou como devem proceder. Por isso, é fundamental essa aproximação da Secretaria com outros municípios, pois sabemos que quanto menor o município, mais carente de informação ele é.  Estamos aqui para compartilhar nosso conhecimento e ajudar na criação de uma rede de proteção que pode ser em igrejas, postos de saúde ou pelos CRAS”, explica.

Leia Também:  Vigilância Epidemiológica esgota estoque de 53 mil testes rápidos de Covid-19

Durante o evento, cerca de cem mulheres de diversas comunidades, puderam expor seus produtos, trocar experiências, além de participarem de shows, desfiles, palestras, dentre outros.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Jauru, Daiane Mendes, trata-se de um evento de valorização as mulheres do campo, por isso o cuidado em convidar a secretaria da Mulher, para palestrar sobre um tema que, infelizmente,  é realidade na vida de alguma delas.

“Nossa gratidão em poder contar com essa Secretaria que veio prestigiar e tornar nosso evento ainda mais importante para a vida dessas mulheres. Hoje é um dia de festa, um dia preparado para que essas mulheres saiam da rotina do trabalho e se divirtam um pouco”, explica.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, muitas das  mulheres do campo desconhecem as violências tipificadas na Lei Maria da Penha.

“Uma vida sem violência é um direito, no campo ou na cidade, de qualquer mulher. É essa mensagem que a gente quer levar, nenhuma mulher é obrigada a viver ou tolerar a violência. E nossa secretaria está aqui para ajudar no que for preciso”, afirmou.

Leia Também:  Programa Terra Brasil libera R$ 58,99 milhões para trabalhadores rurais

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Pais ou responsáveis deverão informar na solicitação de matricula o número do CPF da criança

Publicados

em

Por

A partir deste ano será obrigatória a informação, no ato da solicitação de matrícula na rede pública municipal de educação, Matrícula Web, do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança. 

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explica que a partir da informação do CPF, a Secretaria Municipal de Educação terá maior facilidade no planejamento do atendimento à demanda por vagas, de acordo com as regionais, nas unidades da rede pública municipal.

“Ano a ano estamos aperfeiçoando a Matrícula Web, a fim de que possamos atender com mais efetividade, a demanda da população. Criada na gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web vem se tornando uma ferramenta cada vez mais transparente, trazendo segurança e agilidade para os pais ou responsáveis.”, destaca.

De acordo com a secretária-adjunta, a mudança será publicada na Portaria que tratará da Matrícula Web 2022, para o ano letivo de 2023.

O que é o CPF

Desde o final de 2017, o CPF passou a ser incluído em todas as certidões de nascimento, casamento e óbito. Assim, os bebês já devem sair da maternidade com o número de CPF incluído no registro.

Leia Também:  Polícia Militar prende trio e recupera veículos roubados da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Poconé

Entretanto, para quem não saiu da maternidade com o CPF na certidão de nascimento, o documento pode ser solicitado nas Agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou entidades conveniadas. Para solicitar o documento, os pais ou responsáveis devem apresentar, originais ou cópias autenticadas, dos seguintes documentos:  RG ou certidão de nascimento, título de eleitor para pessoas entre 18 e 69 anos, e documento de um dos pais ou do responsável legal, no caso de menor de idade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA