CUIABÁ
Agosto Lilás: Roda de conversa fortalece debate sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

A Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com seis pastas, realizou na manhã desta terça-feira (2), no auditório da Secretaria, uma roda de conversa com a temática “Assédio Não”. O debate foi mediado pelo ouvidor-geral, Heitor Reyes, que ouviu as demandas dos servidores e convidados. A ação pauta-se pela Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, lançada em abril pela Prefeitura de Cuiabá.
De acordo com o ouvidor-geral, o evento teve como objetivo dispor informações para a identificação do que é o assédio moral no ambiente de trabalho e as providências cabíveis para garantir a proteção das vítimas e responsabilizar o possível assediador.
“É importante que os servidores saibam que estamos aqui para ajudar. Queremos ouvir as pessoas, garantindo a discrição dos assuntos tratados”, explica. Para uma das convidadas, Elisa Martins, o assunto é muito sério, polêmico e levanta vários questionamentos sobre limites e o respeito no ambiente de trabalho.
“Estou aqui como convidada, como munícipe que precisa dos serviços oferecidos pela Prefeitura. Fico feliz em ver a preocupação e o cuidado que a gestão tem pelos seus servidores se colocando à disposição para garantir o direito de todos no ambiente de trabalho”, observa.
Segundo a secretária da pasta da Mulher, Cely Almeida, ações como a roda de conversa evidenciam o cuidado da gestão em colocar em prática uma série de medidas preventivas ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Ela explica que o assédio é a repetição sistematizada, contra a dignidade ou integridade das trabalhadoras e trabalhadores, bem como a exposição a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

CUIABÁ
Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.
A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.
Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.
A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.
A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.
“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
Geral6 dias atrás
Vigia do HMC tira a própria ao pular do mirante em Chapada dos Guimarães
-
Luto5 dias atrás
Morre o apresentador Jô Soares aos 84 anos
-
Nacional5 dias atrás
Carta em defesa da democracia assinada por Blairo Maggi ganha destaque, e mexe com o tabuleiro político no Brasil
-
Policial6 dias atrás
Empresária envolvida em desvio de recurso na Secretária de Saúde de Sorriso se entrega a Polícia
-
Policial6 dias atrás
Secretário Breno Gomes diz não ter envolvimento em esquema de fraudes em terrenos de VG
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil cumpre doze mandados de prisão em Cuiabá e Várzea Grande contra estelionatários que aplicavam golpes em São Paulo pela Internet
-
Saúde7 dias atrás
Rondonópolis informa outro caso suspeito de varíola dos macacos
-
Destaque7 dias atrás
MPMT requer suspensão de 22 leis que flexibilizaram porte de arma