Arquivos JB News 10 Anos

Ações de prevenção a doenças cardiovasculares marcam a Semana do Coração

Publicados

em

 

As ações ocorrem em todas as unidades básicas de saúde de Várzea Grande alusivas ao ‘Dia Mundial do Coração’.

 

A secretaria de Saúde de Várzea Grande está reforçando os alertas para as doenças cardiovasculares, especialmente para a população que contempla a chamada ‘terceira idade’. Nessa semana, várias ações estarão sendo realizadas nas unidades de saúde da cidade como forma de celebrar o ‘Dia Mundial do Coração’, comemorado em 29 de setembro, mas no Brasil é celebrado no dia 24 de setembro. As atividades que vão marcar a semana têm objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, bem como da adoção de hábitos saudáveis para manter a saúde do coração em dia. Palestras, ginástica laboral, medições de pressão arterial, exames, dinâmicas e orientações dirigidas vão marcar parte dos trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande de 23 a 27 desse mês.

Conforme o Ministério da Saúde, no Brasil, em média, 300 mil pessoas sofrem infarto agudo no miocárdio por ano e 30% desses casos são fatais. Falta de ar, dores como aperto, queimação ou pontadas no tórax e formigamento, são alertas para procurar imediatamente um cardiologista. Hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, histórico familiar e problemas na tireóide também estão ligados a problemas cardiovasculares. Nas palestras, médicos e enfermeiros chamam à atenção para os sintomas mais comuns e para as medidas que devem ser adotadas pelo pacientes e por acompanhantes.

Leia Também:  Comissão do Senado aprova relatório a favor de impeachment

Segundo o médico Winston Carlos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Flor do Ipê – onde a Semana do Coração foi aberta em Várzea Grande sob o tema ‘Cuidando do seu Coração’ – o diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares, ainda nos mais jovens possibilita melhores tratamentos e controle mais rígido das doenças do coração, que podem se agravar ao longo dos anos. “Os principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doença da tireoide. O uso de drogas ilícitas, como exemplo a  cocaína também pode levar ao infarto agudo do miocárdio”, explicou o médico.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, destaca que as atividades de conscientização e reforço sobre os cuidados com o coração serão realizadas em todas as UBS’s nessa semana. “A secretaria municipal de Saúde promove esse evento para alertar todos sobre os cuidados com o coração, em cuidar da saúde, do bem estar e evitar os riscos de uma hipertensão, diabetes e outros riscos eventuais decorrentes ao coração. Serão orientações, atividades, testes e muito foco em prevenção, pois o objetivo maior é alertar a população sobre a importância e a gravidade das doenças cardiovasculares”, enfatizou ele.

Leia Também:  Preço do metro quadrado chega a R$ 4,8 mil em MT

O doutor Winston destaca que o sedentarismo é um dos fatores de risco de doenças cardiovasculares. “É preciso combatê-lo com o incentivo à prática de exercícios, o que promove uma melhora das condições cardiovasculares e da parte psicológica também. Muitas das vidas poderiam ser salvas como uma solução simples e muito barata: mudanças no estilo de vida. Estas mudanças incluem o controle do peso, a redução da ingestão de bebidas alcoólicas e do consumo de sal, parar de fumar e a prática de atividades físicas”.

SINTOMAS – Falta de ar, cansaço que antes não eram percebidos, principalmente após a realização de algum esforço físico, dor como um aperto, queimação ou pontadas na região do tórax associada a formigamento ou dor no braço esquerdo, dor na região da mandíbula ou nas costas, devem alertar o indivíduo a procurar um cardiologista para uma avaliação mais detalhada.

 

Por: Marianna Peres

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Empresas citadas por delator doaram para PSDB, PT e PR

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA