Estadual

Concurso da PGE avança para a segunda fase com provas dissertativas neste final de semana

Publicados

em

Os candidatos do concurso público da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE) vão para a segunda fase e passam para as provas dissertativas neste final de semana, em Cuiabá. A seleção prevê o preenchimento de 15 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva.

Segundo a Fundação Carlos Chagas (FCC), instituição responsável pela aplicação das provas, 268 candidatos foram aprovados na prova objetiva e classificados para a segunda fase. O certame teve um total de 3.480 candidatos, incluindo aqueles de ações afirmativas.

As provas dissertativas serão aplicadas na Faculdade Fasipe, localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, bairro CPA 1, em Cuiabá.

Os candidatos classificados serão divididos em três turmas. A primeira turma fará a prova no período da tarde de sábado (10.1), e as outras duas, no domingo (11.1), com uma turma pela manhã e outra pela tarde. As salas de aplicação e os horários podem ser conferidos no portal da FCC — clique aqui para acessar.

Leia Também:  Projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo tramita na Assembleia Legislativa

No período matutino, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h. Já no período vespertino, nos dois dias, os portões abrem às 14h e fecham às 14h30. A prova terá duração de 5 horas. O candidato deve, obrigatoriamente, permanecer na sala por no mínimo 3 horas.

Na segunda fase, os candidatos devem responder quatro questões, além de uma peça de natureza contenciosa ou um parecer de consultoria jurídica, sobre diversas áreas do Direito, como Constitucional, Civil e Ambiental, entre outras.

Durante a realização da prova, o candidato pode consultar a legislação, desde que não esteja com anotações ou comentários. O limite é de dez volumes. Para conferir as regras do material de consulta, acesse o edital nº 08/2025.

O cargo de procurador do Estado oferece remuneração de R$ 37.745,52 durante o estágio probatório.

Após a segunda fase, os candidatos irão para a terceira etapa, que consiste na fase oral. Por fim, na última fase, será realizada a avaliação de títulos, de natureza apenas classificatória, na qual serão analisados diplomas e demais documentos acadêmicos apresentados pelos candidatos.

Leia Também:  Em Campo Verde, primeira-dama de MT participa das agendas em comemoração aos 36 anos do município

O resultado final do concurso público está previsto para ser divulgado em 22 de julho de 2026.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Competição feminina marca nova etapa do Festival de Pesca de Barra do Bugres

Publicados

em

Por

A programação do 30º Festival de Pesca de Barra do Bugres, o Fest Bugres, realizado com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ganhou neste ano um reforço inédito: a realização do 1º Fest Feminino Embarcado, competição exclusiva para mulheres que ocorreu neste sábado (18.4). A iniciativa integra o evento tradicional do município e marca a criação de um espaço voltado à valorização da presença feminina na pesca esportiva.

Mesmo sem distinção de gênero em suas categorias oficiais, o festival passou a contar com uma disputa dedicada às mulheres após a identificação de uma demanda crescente. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Wesley Granella, a participação feminina já é expressiva na região.

“Aqui em Barra do Bugres nós temos cinco grupos de mulheres que fazem pescarias anuais de até 50 participantes. Então, visando essa necessidade de dar visibilidade, empoderamento e toda a voz que a mulher merece, resolvemos fazer também a categoria feminina. Garanto que vai ser o marco para a história do festival”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Em Campo Verde, primeira-dama de MT participa das agendas em comemoração aos 36 anos do município

O 1º Fest Feminino Embarcado reúne 44 embarcações consolidando a estreia da categoria dentro de um dos principais eventos de pesca do estado. A proposta é incentivar ainda mais a participação das mulheres no esporte, além de reconhecer trajetórias que já fazem parte da cultura local.

Entre as participantes estão as amigas Ana Maria Bertoco e Izabela Pizzatto, que formam uma das equipes da competição. Ambas têm relação antiga com a pesca, iniciada ainda na infância, em família.

“Eu acompanhava meu pai, já participei de festivais de pesca junto com ele antes, inclusive já ganhamos. Eu também já aprendi desde pequena a pilotar barco, a estar sempre na beira do rio, já me considero uma ribeirinha”, relatou Ana Maria.

Para Izabela, a criação da categoria representa um avanço importante dentro do festival. “Acho que, por ser a primeira edição, já teve bastante embarcação, o que é muito positivo. E eu tenho certeza de que, nos próximos anos, vai ser cada vez melhor”, disse.

Leia Também:  Projeto que cria Prêmio Anual de Jornalismo tramita na Assembleia Legislativa

Os números reforçam a relevância da iniciativa. Segundo a Associação Mato-grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva, mulheres e famílias já representam cerca de 40% dos pescadores que buscam a pesca esportiva em Mato Grosso.

Para Maria Letícia Arruda, secretária adjunta de Turismo da Sedec, o cenário demonstra o avanço das ações voltadas à ampliação da participação de diferentes públicos no setor.

“Mais do que incentivar o turismo de pesca esportiva, é nosso papel garantir que todos os grupos ocupem esse espaço e se sintam parte dele. A criação de iniciativas como o festival feminino reforça esse compromisso, ao promover inclusão, visibilidade e novas oportunidades dentro da atividade turística”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA