Estadual

Sesp prepara novos oficiais do Corpo de Bombeiros para operacionalização de ocorrências e gestão de unidades

Publicados

em

A Secretaria Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) , capacitou nesta sexta-feira (15.7) 50 bombeiros militares que estão participando do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares (CAOC) realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Durante o curso, os novos oficiais conheceram os procedimentos para gerenciamento e operacionalização do atendimento de ocorrências, uma das novas rotinas que serão desempenhadas por eles.

Eles aprenderam todos os serviços, ferramentas e equipamentos que integram a rotina de agentes de segurança pública que atuam em prol do cidadão dentro do Ciosp, dentre eles, o programa Vigia Mais MT.

Ao final do dia, o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, participou do treinamento e destacou as novas tecnologias empregadas na segurança pública e diversos serviços, como a recém-integração do Corpo de Bombeiros ao centro de operação para atuar em parceria com o Samu no atendimento a vítimas de acidentes e outros serviços de urgência em saúde.

“A partir do momento que se tornarem oficiais, os senhores e senhoras assumirão comando de unidades e, como gestores, poderão somar com o Governo do Estado, contribuindo de maneira significativa na prestação de serviços à população”, observou Roveri.

Leia Também:  Complexo Arena Pantanal recebe Auto da Paixão de Cristo até sábado (4)

O Curso de Adaptação de Oficiais Complementares (CAOC), que tem 1.300 horas/aulas, começou em abril e o término está previsto para o dia 2 dezembro, com a promoção dos alunos ao posto de segundo tenente.

O comandante da Academia do Bombeiro Militar de Mato Grosso, tenente coronel CBM Mário Henrique Faro, destacou que o CAOC tem a função de preparar os aspirantes a oficiais para gerenciar e administrar unidades em diversas regionais do Estado.

“Após o curso, eles estarão aptos a gerenciar as sessões dos quartéis do Corpo de Bombeiros, ou comandar pequenas unidades como núcleos e pelotões, cumprindo todas as funções administrativas destinadas a oficiais dos Bombeiros”, explicou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicados

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia Também:  Cermac atendeu 2,3 mil pacientes com HIV e Aids em 12 meses

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia Também:  Rede Cidadã abre matrículas para 2026 após ultrapassar 210 mil atendimentos em 2025

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA