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Procon de Cuiabá cobra maior transparência do Governo do Estado de Mato Grosso quanto à publicidade dos impostos cobrados nos preços dos combustíveis

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Por Carolina Miranda

O secretário-adjunto de Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, cobra maior transparência do Governo do Estado de Mato Grosso quanto à publicidade dos impostos cobrados nos preços dos combustíveis automotores. A medida tem como base o novo Decreto Federal nº 10.634, publicado em 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre as novas formas de divulgação dos preços nos postos.

Segundo o titular do Procon Cuiabá, os valores cobrados na bomba devem ser expostos de forma clara para que os consumidores saibam o que realmente estão pagando no abastecimento de seus veículos. “Já fizemos o encaminhamento junto ao Sindicato de Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Mato Grosso, o Sindipetróleo, para informar os revendedores dessa nova atribuição”, destaca o adjunto.

Genilto explica que, além da competência do Sindicato em repassar essas informações aos postos, o Governo do Estado também tem essa responsabilidade. Ele argumenta que a alta no preço dos combustíveis tem impacto direto em outros produtos, inclusive os itens de cesta básica de alimentos que dependem do transporte para chegar à mesa do consumidor final.

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“É uma cadeia que precisa ser quebrada para que o consumidor possa pagar por um valor justo, ainda mais nesse momento de pandemia e crise mundial. Toda essa falta de informação gera conflito na relação de consumo”, pondera.

O secretário-adjunto também afirma que já está sendo feito um estudo sobre a aplicação de multas para aqueles que descumprirem a normativa.  “É preciso que os consumidores solicitem as notas fiscais para saber o que estão pagando e, caso se sintam prejudicados, registrem suas denúncias”, ressalta.

O Procon Cuiabá disponibiliza três formas de acesso virtual, a fim de evitar aglomerações e contatos neste momento de pandemia do novo coronavírus. Os registros podem ser feitos pelo aplicativo “Procon Cuiabá”, que pode ser baixado pelo sistema Android e IOS, pelo wattsapp (65) 3614-6400 e via e-mail procon.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br.

Foto: Davi Valle

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Polo de vacinação contra a COVID-19 do SESC Balneário se destaca pelo cuidado com os idosos

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Nos cinco primeiros dias de funcionamento, mais de 2,5 mil pessoas foram vacinadas no local

CELLY SILVA

Gustavo Duarte

 

O polo de vacinação contra a COVID-19 que funciona no SESC Balneário tem se destacado pelo cuidado, comodidade e atenção para com o público, majoritariamente composto por idosos, que vão até o local para se vacinar. Por conta da distância entre o portão de entrada e o restaurante onde ocorre a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizou dois micro-ônibus para transportar as pessoas nesse trajeto.

O polo SESC Balneário, aberto na última quarta-feira (14), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), que cedeu o local, funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h. Nos cinco primeiros dias de funcionamento, mais de 2,5 mil pessoas foram vacinadas no local.

Patrícia Parreão, coordenadora do polo, explica que o atendimento começa no portão de entrada, na Avenida Doutor Meireles, com a entrega de senhas e a verificação do agendamento. “De acordo com a chegada, a gente vai fazendo a triagem, verificando o horário, o QR Code e entrega as senhas para as pessoas irem entrando e fazendo o atendimento. Aquelas que não tem o transporte para entrar até o local de vacinação, que não tem carro próprio, estão sendo buscadas pelos micro-ônibus cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. Os ônibus passam lá, pegam as pessoas e trazem até o polo de vacinação, que é no restaurante do SESC Balneário”, conta Patrícia.

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No posto de vacinação, é feito o registro do cartão de vacina, o encaminhamento para a mesa de vacinação e, em seguida, a pessoa vacinada aguarda de 15 a 30 minutos no espaço pós-vacina, para observar se apresenta alguma reação adversa. O polo conta com a parceira do Centro de Saúde do bairro Tijucal, para onde são levadas de ambulância as pessoas que venham necessitar de atendimento imediato.

A coordenadora Patrícia Parreão avalia que a campanha de vacinação no polo SESC Balneário está indo bem. “Recebemos muitos elogios, as pessoas estão gostando da dinâmica do ônibus, do atendimento”, diz.

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