EDUCAÇÃO

Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger firmam parceria para suporte técnico na Educação

Publicados

em

A parceria foi firmada nesta sexta-feira (19.02) durante visita do secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis e equipe técnica ao município

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande vai dar suporte técnico na área pedagógica, financeira e de gestão escolar para a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Santo Antônio de Leverger. A parceria foi firmada nesta sexta-feira (19.02) durante visita do secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis e equipe técnica ao município.

O convite partiu da secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer de Santo Antônio, Caroline de Lima, que assumiu a pasta em janeiro deste ano. Professora efetiva da rede municipal de Santo Antônio desde 2015, Caroline de Lima diz que pretende dar uma reestruturada em todos os setores da educação da cidade. “Sabemos que os desafios são grandes, mas esse suporte e essa troca de informações irá nos ajudar muito”.

Acompanhado das superintendentes Pedagógica, Luz Marina Coelho, e de Gestão Escolar, Elizabete Brites Souza, o secretário Silvio Fidelis fez um breve relato da situação educacional da segunda maior cidade de Mato Grosso. “Estamos muito bem organizados, principalmente com relação aos repasses financeiros, nas questões pedagógicas e de gestão escolar e estamos nos colocando à disposição para ajudar no que for preciso. Tenho certeza que podemos contribuir muito”.

Leia Também:  Kalil propõe força tarefa e avisa que vai adotar medidas restritivas mais severas em Várzea Grande

O secretário lembrou que as aulas na rede municipal estão previstas para iniciar, de forma remota, no próximo dia 1º março, com atendimento a 28 mil alunos. “Inclusive, na semana passada, já fizemos o primeiro repasse do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) no valor de R$ 1,1 milhão para que as escolas se organizem para esse retorno”.

Conforme destacou Silvio Fidelis, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MT), da qual ele já foi presidente, tem papel fundamental para apoio e suporte às Secretarias Municipais de Educação e Santo Antônio poderá contar com esse suporte também.

O deputado estadual Alan Kardec (PDT), que intermediou a reunião, disse que os dois municípios têm realidades muito parecidas e essa parceria será muito importante para a educação do município de Santo Antônio avançar. “Várzea Grande tem um sistema educacional organizado e com bons Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por isso será um norte para Santo Antônio”, ressaltou o deputado, acrescentando que a Assembleia Legislativa também dará o suporte necessário ao município de Santo Antônio.

Leia Também:  Para presidente da UCMMAT Bruno Rios somente o Lockdaw não resolve o avanço do Coronavírus

Alan Kardec destacou ainda que todo o trabalho e experiência do secretário Silvio Fidelis na Educação de Várzea Grande e como dirigente na Undime irão contribuir e fortalecer ainda mais a parceria.

O secretário de Administração de Várzea Grande, Anderson Nascimento Silva, também participou da visita.

Além da sede da Secretaria de Educação, o grupo visitou também o miniestádio do município e a creche Pingo de Ouro.

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Aluno do IFMT de Campo Novo do Parecis leva medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

Publicados

em

Por

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 2 de Março de 2021 às 09:57

O estudante Luiz Henrique Melo da Silva, do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis, terminou a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) com a medalha de bronze.

O resultado da Olimpíada, divulgado na última semana de fevereiro, encheu de orgulho professores e estudantes do Instituto Federal do campus Campo Novo do Parecis, com a conquista de medalha na edição de 2020.

Confira o resultado no link:

https://resultado.onciencias.org/escola/2020/ifmt-campus-campo-novo-do-parecis/inep/51174804/?id=Cl1qVAQADwELOmJhY2I5MjMx

Para Iusseny do Nascimento Soares Souza, professora da área de química do campus, o resultado é muito positivo para o IFMT e evidencia o potencial dos estudantes dos cursos integrados. “A última edição da ONC foi muito atípica por causa da pandemia do novo coronavírus, sendo que as provas de ambas as fases tiveram de ser aplicadas de forma online e em pleno período de isolamento social, fatores que dificultaram a preparação dos estudantes. Por isso que o resultado obtido é tão significativo”, destaca o docente.

Leia Também:  Movimento escolas abertas Cuiabá realiza evento técnico-científico para tratar de retorno às aulas presenciais

O aluno, Luiz Henrique, vê a olimpíada como uma oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal.  “A ONC tem um peso enorme para mim, pois, além de servir como forma de aumentar o currículo e abrir mais oportunidades, também me mostrou que tudo é possível com determinação e força de vontade”, disse satisfeito.

Iusseny e o professor de biologia, Emanuel Vitor Bastos da Fonseca, foram os docentes representantes do IFMT de Campo Novo do Parecis na ONC. A instituição inscreveu, ao todo, 17 alunos. “Tivemos 6 alunos aprovados na 1a fase, destes, Luiz Henrique conquistou a medalha de bronze na 2a fase e Matheus dos Santos, também do 1o ano, recebeu uma menção honrosa. Ficamos Muito orgulhosos com a participação dos nossos alunos, que mesmo em meio à pandemia se empenharam muito e fizeram bonito nesta olimpíada de conhecimentos”, elogiou Iusseny.

A ONC é a maior olimpíada multidisciplinar do Brasil, envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A competição é organizada pela Universidade Federal do Piauí em parceria com diversas instituições científicas e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Na edição de 2020 foram mais de 2 milhões de inscritos em todo país. A data da cerimônia de premiação ainda será divulgada pelos organizadores.

Leia Também:  Aluno do IFMT de Campo Novo do Parecis leva medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

 

Carla Londero

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA