CUIABÁ
“21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher: “Prefeitura de Cuiabá apoia movimento nacional liderado pelo Grupo Mulheres do Brasil
Atendendo à programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, Cuiabá, juntamente com outras 90 cidades do Brasil e do mundo, realizou neste domingo (1º) um ato em defesa da vida e contra a violência. Intitulada “Caminhada Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”, a mobilização foi liderada pelo Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Núcleo de Cuiabá, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal da Mulher, além de diversos parceiros públicos e privados.
O percurso, embora curto – da Praça Santos Dumont até a Praça do Chopão –, simbolizou o clamor de mulheres unidas em uma única voz: “Chega de Violência. Não é não!”. Faixas e cartazes reforçaram a mensagem, que contou com a presença de familiares de vítimas de feminicídio.
“O Grupo Mulheres do Brasil trabalha com a sociedade civil, buscando promover ações de impacto que transformem a sociedade por meio das mulheres. Esse tema é de extrema urgência, e precisamos unir esforços da sociedade, do poder público, do setor privado e das organizações. É uma questão complexa que exige soluções conjuntas e efetivas”, destacou Keite Agnes Custódio, líder do Núcleo de Cuiabá.
Apesar das iniciativas promovidas, os números permanecem alarmantes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, 40 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso entre janeiro e outubro deste ano. Em âmbito nacional, uma mulher é estuprada a cada 6 minutos, totalizando cerca de 7.200 casos mensais; além disso, mais de 25 milhões de brasileiras relataram terem sofrido violência doméstica e familiar em 2023.
Keite Agnes enfatizou que “não existe uma solução única. O problema começa dentro de casa, na forma como educamos nossos filhos. Embora tenhamos leis rigorosas, os casos continuam aumentando. Isso demonstra que a questão é cultural e educacional, e precisamos avançar gradualmente para alcançar mudanças significativas”.
Para Vera Wender, integrante da Secretaria da Mulher e presidente do Conselho Municipal da Mulher, o ato em Cuiabá teve grande relevância. “Estamos aqui reunindo a sociedade para dizer ‘não’ à violência. Todos os dias recebemos notícias de mulheres que perderam suas vidas. Precisamos engajar homens, mulheres, toda a sociedade, porque essa luta é de todos nós. Durante esses 21 dias de ativismo, reforçamos a necessidade de um mundo sem violência, embora pareça cada vez mais difícil. Mas depende de como educamos nossas crianças, especialmente os futuros homens”, afirmou.
Há uma reflexão importante sobre o impacto geracional: muitos homens que perpetram a violência foram criados em uma sociedade marcada por machismo, autoritarismo e possessividade. Segundo a delegada Judá Maali, da Delegacia da Mulher de Cuiabá, é fundamental desconstruir esses padrões. “Somos seres humanos iguais, sem ninguém acima ou no controle do outro. O feminicídio ocorre quando o ciclo de violência atinge seu ápice. É necessário conscientizar sobre os papéis de gênero para interromper essa tragédia.”
Embora a violência sempre tenha existido, ela hoje ganha mais visibilidade. “As mulheres estão denunciando mais, e precisamos ampliar a informação para que elas saibam que não estão sozinhas. Há uma rede pronta para acolher, apoiar e tirar essas mulheres da situação de violência. Trabalhamos para que, juntas, possamos reduzir esses números e alcançar mudanças reais”, pontuou Vera.
O Grupo Mulheres do Brasil está presente em 155 cidades ao redor do mundo, com mais de 129 mil participantes engajadas em ações que promovem igualdade de gênero, raça e justiça social. Em Cuiabá, reuniões mensais, conhecidas como “Portas Abertas”, visam atrair voluntárias e divulgar as iniciativas do grupo.
A Prefeitura de Cuiabá, sob a liderança da primeira-dama Márcia Pinheiro, também abraça a causa. A Secretaria da Mulher oferece acolhimento a vítimas de violência doméstica, cursos de qualificação, encaminhamento ao mercado de trabalho e até auxílio-aluguel. “A primeira-dama é visionária e trabalha incansavelmente para concretizar projetos que transformem vidas até o fim de 2024”, reforçou Vera Wender.
Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Verdão e Leblon, o atendimento às vítimas será ampliado com a inclusão do bairro Pedra 90.
Entre os participantes da caminhada estavam a delegada Judá Maali, Jorzilete Criveletto, do Comitê de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas, e a família de Ana Paula dos Santos Pereira, vítima de feminicídio em setembro de 2023. Durante o ato, Laidejane de Oliveira, cunhada de Ana Paula, expressou revolta pela liberdade do assassino. “Feminicídio não é motivo para manter uma pessoa presa? Queremos justiça. Ele tirou a vida de uma mãe diante de sua filha, e isso não pode ficar impune”, declarou.
Secretaria da Mulher
As ações da Secretaria da Mulher não param. Em dezembro, a mostra sobre vítimas de feminicídio, atualmente no Ministério Público do Estado de Mato Grosso, será leevada para a Rodoviária de Cuiabá. Outras iniciativas, como a instalação de bancos vermelhos em locais estratégicos, como a Universidade Federal de Mato Grosso, visam chamar atenção e promover conscientização. Com ações integradas e parcerias fortes, Cuiabá se destaca como exemplo na luta por um futuro sem violência contra mulheres e meninas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Imagens surgem como fator importante na acusação de agressão homofóbica em casa noturna de Cuiabá
JB News
Por Alisson Gonçalves
Nesta quinta-feira,16, o psicólogo Douglas Amorim prestou depoimento à Polícia Civil sobre a agressão que sofreu na madrugada de domingo,12, na casa noturna Nuun Garden, em Cuiabá.
Vídeos de câmeras de segurança obtidos pelo MidiaNews mostram o momento em que Douglas, acompanhado de seu marido e sobrinho, entra no banheiro da boate.
Logo após, Yuri Mateus de Siqueira Matos, o empresário acusado de agressão, é visto retirando o relógio, guardando-o no bolso e também se dirigindo ao banheiro.
Embora não haja câmeras dentro do banheiro, o empresário é visto saindo minutos depois, enquanto seguranças da boate entram e logo aparecem ajudando Douglas, que foi carregado para fora do estabelecimento por familiares e seguranças.
Douglas relatou nas redes sociais que foi vítima de homofobia, descrevendo que foi abordado no banheiro e desmaiou após ser segurado por Yuri.
Testemunhas confirmaram o ato discriminatório, com o empresário proferindo ofensas homofóbicas.
A Nuun Garden emitiu uma nota repudiando o ato de violência e afirmando que colaborará com as investigações.
O suspeito também foi ouvido pela polícia.
Veja:
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
MT quer ampliar áreas integradas de trabalho-pecuária-floresta
-
Policial4 dias atrás
Padrasto é preso após ser flagrado em tentativa de estupro de enteada de 13 anos
-
CUIABÁ2 dias atrás
Abílio afirma lançar edital do concurso para Guarda Municipal ainda em 2025
-
CUIABÁ5 dias atrás
Empresário de 47 anos se joga da sacada do 16º andar de prédio em Cuiabá
-
Cidades6 dias atrás
Polícia Civil encontra cemitério clandestino com 11 corpos no interior de MT
-
Destaque6 dias atrás
Transportadora de Mato Grosso consegue anular mais de R$ 74 milhões em autuação federal
-
CULTURA6 dias atrás
Tradicional Festa de São Gonçalo acontece neste sábado em Cuiabá
-
POLITICA7 dias atrás
Governo de MT anuncia reajuste salarial para servidores com base na inflação